Férias x Cuidados
Com as festividades, devemos manter vigilância para evitar problemas de saúde e
até acidentes com as crianças
Por Dra. Priscila Zanotti Stagliorio
As férias e festividades de final de ano estão chegando e, antes de curtir em família e com os amigos, recomendo que não soltemos (totalmente) os freios no que diz respeito à saúde, alimentação, segurança e cuidados básicos com as crianças – seja na praia, no clube ou no campo. Não querendo ser a chata ou estraga prazeres de ninguém, como médica e também mãe, gosto de lembrar para os meus pacientes adultos – no caso as mamães, papais e familiares – que criança será criança sempre, não importa o local, e exatamente por isso o substantivo “relaxar” não pode ser deixado de lado. E você, que está lendo este texto, agora, deve estar pensando: “férias é férias! Então pode tudo!”. E eu respondo: “quase tudo!”.
Mas antes que me odeie por completo, veja algumas dicas abaixo e avalie as considerações finais para garantir tranquilidade em todos os momentos e modalidades de passeios e festas. Vale lembrar, ainda, que é comum nesta época do ano os hospitais e ambulatórios ficarem mais cheios com atendimentos de viroses, intoxicação alimentar, insolação e acidentes que vão de pequenos tombos à traumas mais graves. O meu desejo é para que todos tenham férias alegres e muitas lembranças boas para contar no ano que vem.
Dicas:
Planejamento:
Parece óbvio, mas não é. Geralmente os erros ocorrem no que é mais comum, exatamente porque acreditamos que tudo vai dar certo e relaxamos demais. Se vai viajar, passear ou ficar em casa, sempre tenha um plano diário, com atividades, alimentação e cuidados para com as crianças. Exemplos: em qualquer local que for, não esqueça de levar filtro solar, bonés, trocas de roupas, brinquedos e muita disposição.
Saúde em dia:
Faça uma visita para o médico (a) pediatra antes do final do ano e veja se está tudo bem para a criança viajar, aproveitar um dia na piscina, na praia ou no parque, por exemplo. Desta maneira, o passeio e a viagem podem ser mais seguros do ponto de vista da saúde, com recomendações sobre o uso de produtos, consumo de alimentos e líquidos. O encontro também é uma boa oportunidade para desejar boas festas.
Itens indispensáveis:
Além do básico de sempre (cada mãe tem um rito e seus itens indispensáveis), tenha sempre um kit emergência na bolsa com termômetro, antitérmico recomendado pelo médico, curativos, álcool gel e garrafinha de água para limpeza se precisar.
Filtro solar e repelentes:
Antes de sair comprando o produto da moda ou àquele que a sua amiga, tia ou vizinha usou e achou que funcionou, leve em consideração que cada criança é única e pode apresentar reações alérgicas de algum componente da fórmula. O ideal é falar com o pediatra (em consulta presencial) para que você receba orientações sobre os diferentes princípios ativos e dicas de como aplicar. Além do perigo do Aedes Aegypti, que transmite dengue, zika vírus, febre amarela e chikungunya, existem outros insetos ‘malvados’ que promovem dor e coceira nas crianças. Fiquem atentos quanto às marcas e recomendações de aplicação e reaplicação dos produtos. A maioria das marcas não protegem pelo período indicado nos rótulos e, também, as crianças se sujam, entram e saem da água, minimizando a proteção prolongada.
Alimentação:
Não é porque estamos de férias que podemos sair comendo tudo e em grandes quantidades. O ano termina, mas outro começa logo depois. Moderação é a palavra correta para tudo, inclusive nos mimos das vovós e familiares. Para crianças, continue evitando muito açúcar e alimentos hipercalóricos. Tente manter a rotina também na alimentação dos pequenos e pequenas e não esqueça de oferecer muita água para hidratar, mesmo em dias nublados. Como mencionei no início deste texto, nesta época do ano é comum vermos nos prontos-socorros infantis crianças com viroses, intoxicação alimentar, insolação e acidentes que vão de pequenos tombos à traumas mais graves. Atenção sempre é bem-vinda.
Vestuário:
Mantenha na bolsa um pouco de roupa para todas as ocasiões. Na praia, no campo ou na cidade, a temperatura pode variar de uma hora para a outra e causar mudanças bruscas no clima. Estar sempre prevenido faz a diferença. Em dias quentes, use roupas leves e confortáveis para que as crianças possam correr, brincar e se divertir. Existem roupas e tecidos com filtro u.v.a e u.v.i. Bonés e chapéus também são outra dica legal para evitar o superaquecimento da cabeça da criança. Evite exposição solar entre às 10h e 16h.
Som e Luzes:
As crianças são mais sensíveis ao som alto e luzes fortes. Evite forçá-las a ficar em ambientes assim, esse não é o caminho. Além de traumatizar, a criança não se acostumará na “marra”. Respeitar o tempo e a individualidade dos pequenos também é uma maneira de amar. Os adultos devem entender e não as obrigar, por exemplo, a assistir queima de fogos e ou apresentações com som alto.
Festividade:
Garantir segurança nos espaços para evitar acidentes é outro tópico importante, ainda mais se pensarmos que é comum ver as crianças correrem, gritarem e se expressarem com o corpo. O perigo está no contexto, pois muitas delas ainda não dominam o equilíbrio, aguentam pesos e ou não possuem discernimento sobre o perigo. Atenção com piscinas e baldes (com água ou gelo) para evitar afogamento. Panelas, churrasqueiras e afins devem ser mantidos longe do alcance dos pequenos, assim como alimentos sólidos (uva, carnes, etc.) e ou duros demais que podem ocasionar engasgos. Por fim, mantendo alguns cuidados básicos, a festa só tende a ficar melhor! Maridos, titios e vovôs podem dividir com as mulheres a tarefa de cuidar das crianças para que elas também se divirtam e todos celebrem o momento em família!
Outros textos interessantes para ler:
- Saiba mais sobre a vacinação contra a dengue:
- Saiba tudo sobre o Rotavírus:
- Febre – Mitos e Verdades:
- Meningite:
- Síndrome Pé-Mão-Boca:
- Uso de Repelentes Infantis:
- Quedas Infantis - O perigo mais próximo do que se imagina:
- Engasgo Infantil – primeiros socorros:
Quer receber dicas de saúde e bem-estar?
Então cadastre-se no nosso site (http://pediatraonlinedicasdepediatraemae.blogspot.com.br) e curta a nossa página no Facebook – Pediatra On line - @dicasdepediatraemae
Sobre Dra. Priscila Zanotti Stagliorio
É médica pediatra há mais de dez anos, atua na zona norte de São Paulo, em consultório particular, no Pronto Socorro do Hospital São Camilo – unidade Santana, e na rede Dr. Consulta – unidades Tucuruvi e Santana. Em seu currículo possui diversas participações em congressos, cursos de especialização e atuações em prontos socorros, clinicas e ambulatórios médicos da grande São Paulo – Capital. Oferece curso personalizado para gestantes e mamães com recém-nascidos, com o objetivo de ajudá-las na mais importante missão de suas vidas: ser mãe. Para solicitar informações sobre os cursos escreva para: priscilazs@yahoo.com.br / dicasdepediatraemae@gmail.com / contato@jcgcomunicacao.com - coloque no assunto a informação que deseja saber e ou solicitar. O consultório está localizado na Av. Leôncio de Magalhães, 395, Santana- SP / 11- 2977-8697.
Colaboração textual:
Agência Informação Escrita / Agência JCG Comunicação e MKT
Jornalista Carina Gonçalves - MTB 48326
11-4113-6820 / contato@jcgcomunicacao.com