Cuidados com o recém-nascido

Banho humanizado

A técnica ajuda a tranquilizar o bebê e melhora as condições para aleitamento materno





Por Dra. Priscila Zanotti Stagliorio

Quando um bebê nasce, uma nova mãe também nasce e não importa quantos filhos ela tenha. Sempre será uma nova experiência, da mesma forma em que novas técnicas surgem ou renascem dos tempos das bisavós para ajudar na rotina. Hoje vou falar sobre o banho humanizado, ao qual usamos uma fralda para tranquilizar o bebê e assim conseguir higienizá-lo sem dificuldades, sofrimento (também para a mãe) e traumas. Essa técnica é usada já a bastante tempo e tem ganhado espaço novamente na sociedade por se tratar de algo simples e prático, que não requer grandes habilidades.

O primeiro passo para um banho tranquilo é escolher um horário ao qual o recém-nascido não esteja com fome e ou estressado, pois certamente ele irá dormir depois. Certifique-se também sobre o ambiente ao qual o banho será realizado. As janelas e portas devem estar fechadas e o ar condicionado desligado para manter a temperatura agradável. A água da banheira deve estar morna, com temperatura entre 36,5º a 37º, e uma dica legal para saber se está no “ponto” é encostar o punho ou as costas da mão na água.

Se tudo estiver pronto é hora de começar a tirar a roupinha do bebê (delicadamente) e verificar se há cocô na fralda para limpar o excesso com algodão molhado em água morna. Depois, enrole o bebê em uma fralda em formato de envelope até a altura do pescoço, com as pernas flexionadas e os bracinhos na altura da cintura. Coloque o bebê delicadamente na água até que ele fique com o corpinho coberto até o pescoço para não perder calor e ficar agitado. Cuidado para não permitir que entre água nos ouvidos e nariz.

Lembra que sua mãe e avó diziam para começar a limpeza pelo rostinho e olhos?! Elas estavam certas! Após posicionar o bebê na banheira use somente um algodão molhado (sem sabonete ou produtos) para higienizar os olhos, bochechas, orelhas e nariz. Depois, desenrole devagar a fralda do corpo para não assustar a criança e faça a limpeza do peito, costas e membros inferiores com produtos apropriados para bebês. Terminado, enrole novamente a fralda no corpo do bebê e pode até deixá-lo relaxar por um ou dois minutos na água. Depois é só enrolá-lo em uma toalha limpa e secar todas as partes do corpo, inclusive as dobrinhas do pescoço, bracinhos e pernas, dedinhos dos pés e mãos. Todo o processo não é demorado e aos poucos a mamãe conseguirá dominar melhor a arte do banho humanizado.


Benefícios do banho humanizado:
  • Durante o banho o bebê se sente mais seguro e protegido, como se estivesse dentro do útero da mamãe.
  • A técnica de usar a fraldinha enrolada no bebê ajuda a manter o corpinho aquecido.
  • Após o banho, favorece no relaxamento do bebê e ele fica emocionalmente mais seguro.
  • Aproxima a mãe e o bebê, favorecendo o aleitamento materno e a troca de carinho.
  • Se ainda tiverem dúvidas, vejam a matéria da TV Brasil no link: https://www.youtube.com/watch?v=5E2iTAh9S2k



Quer receber dicas de saúde e bem-estar?
Então cadastre-se no nosso site (http://pediatraonlinedicasdepediatraemae.blogspot.com.br)  e curta a nossa página no Facebook – Pediatra On line - @dicasdepediatraemae

Sobre Dra. Priscila Zanotti Stagliorio
É médica pediatra há mais de dez anos, atua na zona norte de São Paulo, em consultório particular, no Pronto Socorro do Hospital São Camilo – unidade Santana, e na rede Dr. Consulta – unidades Tucuruvi e Santana. Em seu currículo possui diversas participações em congressos, cursos de especialização e atuações em prontos socorros, clinicas e ambulatórios médicos da grande São Paulo – Capital. Também oferece curso personalizado para gestantes e mamães com recém-nascidos, com o objetivo de ajudá-las na mais importante missão de suas vidas: ser mãe – com dicas de cuidados, bem-estar e rotina nos primeiros meses. Mantêm e administra a página no Facebook: Pediatra On Line – Dicas de Pediatra e Mãe (@dicasdepediatraemae) para esclarecer dúvidas corriqueiras e com caráter educativo para mães e pais. Hoje a página tem mais de 22 mil curtidas e muita participação de público do país inteiro. O consultório está localizado na Av. Leôncio de Magalhães, 395, Santana- SP / 11- 2977-8697.

Colaboração textual:
Agência Informação Escrita / Agência JCG Comunicação e MKT
Jornalista Carina Gonçalves

11-4113-6820 / contato@jcgcomunicacao.com