Amamentação

1º de Agosto Dia Mundial da Amamentação

Você sabia que hoje, 1º de agosto, é comemorado o Dia Mundial da Amamentação. A data, que integra a Semana Mundial de Aleitamento Materno – de 1º a 7 de agosto – e acontece em cerca de 120 países, foi criada em 1992, pela World Alliance for Breastfeeding Action – WABA (Aliança Mundial de Ação Pró-amamentação) para promover o aleitamento materno e, também, a criação de bancos de leite para crianças do mundo todo. Desta maneira, é possível garantir melhor qualidade de vida para os bebês e crianças ainda em fase de amamentação.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica a amamentação exclusiva, pelo período dos seis primeiros meses de vida do bebê, como principal fonte de alimento e fornecimento de nutrientes necessários para a sobrevivência e desenvolvimento pleno. Ainda, existem estudos que indicam a amamentação, pelo menos, até os dois ou três anos de vida das crianças.

Não existe leite fraco ou forte da mamãe, isso é mito. O leite materno, além de garantir a saúde do bebê, oferece anticorpos e os protegem de infecções respiratórias e outros casos como diarreia. Já está em temperatura ideal para a criança tomar e pode ser oferecido constantemente sem medo de contraindicações. A mãe também se beneficia com a amamentação – promove a troca de afeto e carinho entre ela e seu bebê ou criança, diminui o risco de câncer de mamas e de ovários, além de diminuir os riscos de morte por artrite reumatoide.


Para as mães que não podem amamentar por quaisquer motivos, o leite materno pode ser adquirido em Bancos de Leite Humano e são mantidos por doadoras que apresentam excesso de leite e oferecem para outras crianças, como um gesto de amor voluntário. Quem puder, amamente e doe também leite aos Bancos de Leite Humano.
Para saber quais são os Bancos de Leite Humano, clique no link abaixo e veja no Portal da Prefeitura quais são os principais em São Paulo.
Dra. Priscila Zanotti Stagliorio
Av. Leôncio de Magalhães, 395, Santana- SP
Informações: 11- 2977-8697